terça-feira, 1 de março de 2011

Reflexão

"O saber que é poder não conhece nenhuma barreira, nem na escravização da criatura, nem na complacência em face dos senhores do mundo. ...A técnica é a essência desse saber, que não visa conceitos e imagens, nem o prazer do discernimento, mas o método, a utilização do trabalho de outros, o capital."

2 comentários:

Naiara disse...

Resumo.


A America Central é uma região onde o imperialismo norte-americano freqüentemente se manifestou por meio de uma intervenção armada direta, isso também se aplicou a cuba.
Entre as varias tentativas de libertação de cuba, a principal ocorreu sob a liderança do nacionalista José Marte, no final do século XIX.
A perspectiva dos cubanos se tornarem independentes seria frustrada em 1901, os EUA invadiram militarmente a ilha sob o pretexto de estarem em guerra apesar do pretexto, essa invasão do estado norte-americano estaria dando andamento ao seu plano de controlar os espaços do Caribe.
Também em 1901 foi oficializado, através da emenda Platt , o direito de intervenção militar em cuba, sempre que os interesses norte-americanos fossem ameaçados. Cuba não foi anexada como território oficial dos EUA, pois foi transformada em um estado independente a legitimidade política das ditaduras cubanas ficaria cada vez mais questionada por problemas como: corrupção, fome, desemprego, analfabetismo, domínio das máfias norte-americanas.
O inconformismo levou ao surgimento de um grupo político disposto a organizar uma revolução armada que, liderado por Fidel Castro, Camilo e Ernesto Guevara, o alinhamento do regime cubano com o bloco socialista e a implantação do comunismo em cuba foram a única saída para a sobrevivência da revolução no País.
O caso da sociedade cubana funciona como uma verdadeira denuncia contra o sistema capitalista.
Apoio da união soviética foi fundamental para que o socialismo cubano alcança- se os seus resultados mas o grande desafio para o regime revolucionário cubano seria a onda causada pela vitoria do capitalismo que faria com que o socialismo fosse mostrado como uma experiência enganosa e acima de tudo, ultrapassada ou anacrônica, o comandante Fidel Castro tomou uma atitude que pouco tempo antes seria impensável: autorizou no país o uso do dólar.
Fidel Castro, passou a permitir que fossem abertas empresas em Cuba com capital unicamente estrangeiro, liberou totalmente a remessa de investimentos e lucro.
Em cuba, a moradia, o transporte, a saúde e a educação podem continuar sendo uma garantia do estado. Hoje em dia, a capital, Havana, apresenta uma certa recuperação de sua arquiteta, mas ainda continua sendo caracterizada por falta de cuidados na manutenção e pintura.
Outra fonte de dólares para a economia do pais é a comunidade cubana estabelecida na Flórida, que constantemente remete recursos para ajudar os parentes que vivem na ilha.
Apesar de tantas mudanças na vida cubana, o regime do país conseguiu alcançar o seu maior objetivo com a abertura aos investimentos: a manutenção do único estado socialista latino-americano e a superação do grande choque causado pelo fim da Guerra Fria.


Alunos: Naiara, Brena, Bruna, Rafaela, Karolyne, Patrícia e Matheus.
Ano/Série: 2 “B”

Naiara disse...

Continuação. Resumo

O sudeste asiático foi uma das regiões do mundo onde o imperialismo do século XIX teve grande expressão, e o que hoje conhecemos por Vietnã era uma região colonizada pelo Estado Francês, que se denominava Indochina. A partir Do líder comunista HO CHI MIN, surgiria na Indochina um movimento armado para a libertação da região do domínio francês: o movimento de HO CHI MIN primeiro lutou contra a influência japonesa na região. Apesar do fim do bloco socialista e da Guerra Fria, e a despeito de não ter recebido recursos significativos para recuperar a sociedade e a economia as sucessivas administrações conseguiram estabelecer uma ordem econômica viável no país.
A península da Coréia foi o território de um estado monárquico coreano até o ano de 1905, quando ocorreu a invasão e ocupação militar japonesa.
A península da coréia era também a área de uma etnia- os coreanos um povo com mais de dois mil anos de registros históricos e culturais, que por isso tudo, teriam fortes aspirações pela restauração de seu país e autodeterminação no norte, sob influencia soviética. Foi criada o partido comunista coreano e surgiu também um estado coreano.
O estado investiu pesadamente na educação e na formação profissional.
Com a globalização neoliberal, o capital sul- coreano se expandiu.
O fim do bloco socialista trouxe mais conseqüência negativas, devido ao fim do relacionamento direto e apoio dados pela União Soviética e China.
Três características são marcantes pra quem analisa a civilização chinesa: antiguidade, o refinamento de sua cultura e seu isolamento.
China desenvolveu grandes inovações como a escrita, a bússola, a pólvora, o papel –moedas, e a imprensa.
China: uma nação, dois sistemas
Ao combinar o corte planejamento e domínio da sociedade pelos estados socialistas, com a economia de mercado, o país assumiu novo lema: “ uma nação, dois sistemas”.
Com o fim das comunas populares e o aumento da influência na produção agrícola, milhares de trabalhadores rurais também ingressaram as estáticas ao desemprego e subemprego no vasto interior do país funciona uma economia que opera em escalas muito menores.


Alunos: Naiara, Brena, Bruna, Rafaela, Karolyne, Patrícia e Matheus.
Ano/Série: 2 “B”